O dia 30 junho será mais longo do que o normal. O motivo? Em 2015 teremos 1 segundo a mais e isso pode afetar os computadores e serviços tecnológicos de internet ao redor do mundo. Quando o normal é a contagem até às 23:59:59, no dia, os ponteiros vão até às 23:59:60. Segundo o site Olhar Digital, a medida foi tomada pelos cientistas do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), organização que é responsável por manter padrões de referência e tempo no mundo inteiro. A intenção é ajustar os relógios para que fiquem em sincronia com a rotação da Terra.
Mas para algumas empresas de tecnologia, a mudança pode significar falhas em seus sistemas. Quando isso acontece, os computadores ao redor do mundo que usam o relógio mundial como referência podem ficar desorganizado, prejudicando sistemas e podendo dar problema em vários serviços de internet ao redor do mundo.
A última vez que isso aconteceu, em 2012, vários sites acabaram caindo, como os portais LinkedIn e o Reddit. Isso acontece porque quando a máquina realiza uma operação em um segundo repetido, o computador pode não ter certeza sobre o que fazer, e pode ocasionar uma queda. Algumas empresas já estão tomando providências para a data, como por exemplo, o Google, que vai adicionar regularmente milissegundos ao relógio até o evento para tentar enganar o sistema operacional. (IBahia)