Uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, chegou à conclusão de que o amor pode eliminar os principais sintomas do estresse. Amor de namorado, amigo ou simplesmente assistir a uma troca de carinhos sem estar diretamente envolvido já podem ser suficientes para provocar um grande relaxamento.
O estudo analisou 42 pessoas que tiveram o cérebro escaneado enquanto assistiam a cenas de pessoas demonstrando sinais de afeto e amor. Em seguida, o mesmo processo aconteceu com outro grupo de "cobaias" (que incluía algumas pessoas que viram as cenas de amor), desta vez enquanto elas observavam cenas de seres humanos com expressões raivosas. A pesquisa constatou uma grande diferença entre os dois momentos.
Os cientistas perceberam que as amígdalas (região do cérebro responsável pelas emoções, como medo,e pelas reações ao estresse) de quem assistia às imagens de carinho não reagiram às cenas de raiva e ódio. Já os outros, que não passaram pela experiência de ver as cenas de amor, demonstraram sinais de alerta e estresse. Segundo a pesquisa, foi concluído que viver ou presenciar cenas sobre sentimentos de amor frequentemente reduz a sensibilidade do cérebro diante cenas de raiva ou problemas mais intensos. Por conta disso, os estudos apontam ainda que manter uma relação de afeto pode inclusive permitir que o cérebro funcione melhor em situações realmente estressantes.