Cerca de 15 mil policiais militares farão a segurança de alunos, professores e estabelecimentos baianos durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para ser aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. Este ano, cerca de 665 mil candidatos efetuaram inscrição para realizar o exame no estado.
No ranking nacional, a Bahia ocupa o terceiro lugar em número de inscritos, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo (1.324.486) e Minas Gerais (997.259). Em 2013, o número de candidatos inscritos era de 543 mil e o efetivo empregado na segurança durante os dois dias de prova também foi de 15 mil policiais militares.
A corporação chegou a divulgar que haveria redução a cerca da metade do efetivo de 2013, porém, de acordo com o diretor do Departamento de Comunicação, coronel Gilson Santiago, houve "um engano" na divulgação dos números. Ainda conforme o oficial, este ano o trabalho do esquema especial de policiamento terá início com a escolta das provas até as escolas.
Os policiais também vão estar presentes nos locais de aplicação do exame, assim como nos principais acessos. A PM-BA informou ainda que será intensificada a segurança em pontos de ônibus e estações. De acordo com informações da corporação, o policiamento consistirá em radiopatrulhamento - rondas com viaturas - e em duplas a pé. Para alunos, professores e funcionários envolvidos na aplicação do exame, a segurança durante a realização da prova é tão importante quanto o processo seletivo em si. (Jornal A tarde)