Responsável por erguer o único troféu de campeão brasileiro já conquistado pelo Atlético-MG, em 1971, o ex-lateral esquerdo Oldair Barchi morreu na madrugada deste sábado, em Belo Horizonte, aos 75 anos. O ex-jogador convivia com problemas de câncer no pulmão, e estava hospitalizado há cerca de dois meses. Nascido em São Paulo, Oldair iniciou sua trajetória no Palmeiras.
Em seguida, teve passagens por Fluminense e Vasco, e chegou a ser cotado para estar na lista de convocados da Copa do Mundo de 1966, mas foi cortado da lista final de Vicente Feola. Sua consagração viria a ocorrer de fato com a camisa do Atlético-MG, clube pelo qual atuou a partir de 1968. Três anos depois, Oldair não só lideraria a equipe dentro de campo, como também seria o autor do gol mais importante da conquista do Campeonato Brasileiro - marcado na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, na fase final da competição.
Foram 262 jogos e 61 gols de Oldair pelo Atlético-MG, clube que ele deixou em 1973. Após atuar no CEUB-DF e no ESAB, de Contagem, o eterno capitão alvinegro encerrou a carreira em 1977 e trabalhou no ramo de material de construção. O corpo de Oldair Barchi foi velado nesta manhã, no Cemitério Terra Santa, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. (Gazeta Esportiva)