BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Secretaria Municipal de Educação realiza terceira formação para docentes em Ibicaraí

   Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho no Colégio Ressurgir, em Ibicaraí, a terceira formação com o tema: “Avaliar o Aprendizado Para Garantir o Ensino Eficiente”. Esse encontro com os profissionais da educação acontece bimestralmente com todos os programas da Secretaria de Educação e são gerenciados pelo Secretário de Educação Uildo Batista e pela Coordenadora Geral Dionei Cavalcante.
   Na quarta-feira, 23, às 14 horas a Secretaria Municipal de Educação realizou um seminário com os gestores das unidades escolares ministrado pelas coordenadoras Dionei Cavalcante e Lucimary Almeida, com o tema “Reavaliando o Projeto Político Pedagógico e o Mais Educação”, com o objetivo de rever as ações e propostas dos mesmos, dando continuidade ao seminário que as coordenadoras de educação de Ibicaraí participaram na cidade de Jequié sobre inclusão escolar.
    “Participamos de um seminário em Jequié, onde foi abordado este assunto e ficou definido que temos que nos preparar para a formação sobre a inclusão escolar. A ideia é que em breve a Secretaria de Educação monte uma sala multifuncional aqui em Ibicaraí”, disse o secretário Uildo Batista.
Quinta-feira (24)
   Teve início às 9 horas a abertura do curso de Formação pela Escola, do Programa Nacional de Formação pela Escola Continuada a Distância, nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
   O curso foi implantado em Ibicaraí graças ao apoio do prefeito Lenildo e do secretário municipal de Educação, Uildo Batista, que não mediram esforços para ter esse curso modular a distância, com o objetivo de capacitar os agentes, parceiros, operadores e conselheiros envolvidos com a execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas das ações, projetos e programas financiados com recurso do FNDE. Essa primeira turma conta com 40 pessoas inscritas. O prefeito Lenildo Santana, por sua vez, enfatizou a importância da comunidade em reconhecer as políticas para a educação implementada pelo estado brasileiro na última década.
Sexta-feira (25)
   Durante todo o dia aconteceu a Formação com os professores, uma ação do Plano de Ação Articuladas (PAR) do FNDE, com o tema: “Avaliar o Aprendizado Para Garantir o Ensino Eficiente”. 
Teve também a capacitação para Educação Infantil e Creches, sob a coordenação das professoras Selma Narciso e Gracielma Dantas, com o tema: “O Brincar Dentro da Avaliação de Educação Infantil” e contou com a participação de 35 professores.
   O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi com as seguintes coordenadoras: Mabel Lyra, Cínthia Pereira e Sandra Novais, para capacitar 50 professores do 1º, 2º e 3º anos, com objetivo de alfabetizar melhor os alunos.
    O Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) foi com o tema: “Oficinas de Matemática”, com a mestra Jailma Guimarães e as coordenadoras Lucimary Almeida, Tânia Carvalho e Lílian Moraes, para capacitar os professores do 4º e 5º anos, com o objetivo de trabalhar as dificuldades de Língua Portuguesa e Matemática e preparar os alunos para a Prova Brasil. Essa oficina teve a participação de 35 professores. 
   Aconteceu ainda na sexta-feira a formação com os professores de Educação Física que atuam nas escolas e no programa Mais Educação. Essa ação teve a orientação da Coordenadora Pedagógica Marize Alves de Oliveira e do professor Sulimar Álvares e contou com a participação especial do professor e mestre em Educação Física Maurício Leandro, que mostrou a oficina “Brincando Com a Ludicidade Também se Avalia”. 
   A capacitação para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi com as coordenadoras Isabel Rodrigues, Zulmira Pinheiro, Nívea Maria e Rosália Reis, que trabalharam com o tema: “Planejar Para Avaliar Com Mais Qualidade” e contou com a participação de 23 professores que atuam no noturno. 
   “Esses cursos acontecem a cada dois meses com todos os professores da rede municipal. A Secretaria de Educação, na pessoa do secretário de Uildo Batista e do prefeito Lenildo Santana dão total apoio ao evento. Durante o dia é servido lanche e almoço para os professores que moram nos distritos e contamos ainda com temos o apoio de Thaís Amorim, Felipe Alves e do diretor da merendeira e equipe”, disse Dionei.

Texto: Ascom Ibicaraí | Educação – Fotos: Raimundo Gomes
Postagem Anterior Próxima Postagem