BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Lúcio Maia: talento, perfeição e sensibilidade na ponta do lápis

1 - Lucio
Lúcio Maia, um talento no
anonimado.
   Um lápis preto, uma folha em branco e uma foto. O resto fica por conta da habilidade, sensibilidade e do olhar detalhado do artista autodita Lúcio Maia, que trabalha com aquilo que se chama de Desenho Realista, uma cópia fiel do modelo, retratada de forma delicada e com maestria, preservando cada detalhe do original. Nada escapa aos olhos de Lúcio, nem mesmo um sinal de nascença ou aquela covinha no rosto. Tudo o que está em volta do personagem também é preservado.
   O desenhista, de 33 anos, é natural de Ibicaraí, mas atualmente mora em Itabuna. "Um dom", assim ele define a sua arte. "Desde que me conheço por gente, eu desenho", diz. As primeiras experiências tiveram como modelos personagens de histórias em quadrinhos. "Na minha infância, desenhava de tudo", recorda.
    O realismo começou a fazer parte da vida do artista em 1999 e de lá para cá, segundo ele, a busca pelo aperfeiçoamento não para. "Apesar de ser um dom que me foi dado por Deus, estou aprendendo a melhorá-lo a cada dia, com estudos e muita prática", ressalta.
2- original
Fotos: Album pessoal.
   Mesmo com talento nato e a perfeição com que produz cada retrato, Lúcio ainda vive, como milhares de artistas brasileiros, no anonimato. Coisa que descobrimos ao questionar se, alguma vez, ele já tinha exposto seus desenhos. A resposta foi imediata e sentimos uma ponta de receio e timidez: "Nunca fiz uma exposição". O motivo? Nem precisa perguntar. Falta de estrutura, apoio e oportunidades, problemas enfrentados pela maioria dos artesãos. 
    Embora faça trabalhos por encomenda, Lúcio prefere usar a palavra 'hobbie', ao invés de profissão. Para ele, viver da arte ainda é alvo de preconceito por parte de muitas pessoas, sobretudo no sul da Bahia. "Se você diz que trabalha com isso, é taxado de vagabundo, que não tem o que fazer. Por isso, prefiro dizer que é uma terapia. É uma coisa que faço com prazer", justifica.
2-desenho 100 6894site
Exposição virtual.
  A página pessoal no Facebook transformou-se numa espécie de exposição virtual, onde o artista posta seus desenhos, arrancando inúmeros elogios por parte de quem os vê. E assim vão surgindo as encomendas. Já fez uma média de 600 trabalhos. Segundo Lúcio, cada desenho realista leva em torno três dias para ficar pronto, a depender da complexidade e da quantidade de pessoas que aparecem numa foto.
  Os resultados são, simplesmente, surpreendentes. A única diferença da foto para a réplica são os tons em preto e cinza. Enquanto vai trabalhando anonimamente, Lúcio pensa em aplicar seu dom em algo mais específico, com garantias de crescimento pessoal e financeiro. Ele está cursando a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Unime. Mas, nem de longe cogita deixar os desenhos de lado.
Quem quiser encomendar uma arte pode contatar o artista tanto pelo facebook – Lúcio Maia – ou através do telefone (73) 8861-6141.

Escrito por: Simone Nascimento
Postagem Anterior Próxima Postagem