BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

GERALDO DIZ QUE REGULAMENTAÇÃO DA CABRUCA “É UMA GRANDE VITÓRIA”

Deputado Geraldo Simões trou Luz Para Todos ao Mangue Verde
   O deputado federal Geraldo Simões destacou, em pronunciamento no Congresso Nacional, a assinatura pelo governador Jaques Wagner de um decreto de regulamentação da Política Florestal do Estado da Bahia, publicado no Diário Oficial. Entre outras medidas, o decreto trata do Sistema Agroflorestal denominado “Cabruca”. 
   “Para quem não é da região, ou não conhece a cultura cacaueira, é preciso esclarecer que o Sistema Cabruca é um sistema de cultivo do cacau combinado com a manutenção de espécies da cobertura vegetal originária, para sombreamento. Este tipo de consórcio é responsável pela manutenção das características da Mata Atlântica no Sul da Bahia”, disse o deputado. 
    Ao contrário do acontecido em outras regiões, onde a Mata Atlântica foi praticamente devastada, no Sul da Bahia, a introdução da cultura cacaueira, ainda que inicialmente afetou a floresta local, ao cuidar da preservação de espécie nativas para o sombreamento, possibilitou a sobrevivência da Mata, minimizando os efeitos da ocupação produtiva da região. 
    “Tenho a firme convicção que a melhor política agrícola adequada, em termos de sustentação ambiental, é aquela que combina preservação e conservação, com desenvolvimento da agricultura e a ocupação econômica com características de diversificação e consórcio produtivo, e que possa ser manejável de maneira sustentável”, afirmou Simões. 
    O Sistema Cabruca, além de manter espécies originais, permite a manutenção do solo rico em matéria orgânica, conserva as nascentes e permite a continuidade da fauna e flora local, com impactos reduzidos. Tudo isto aliado à sustentabilidade econômica, não só pela produção cacaueira, mas pelo manejo florestal adequado. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem