Luana Piovani, que estreia com a peça infantil Mania de Explicação neste fim de semana, vai protagonizar mais um projeto: ela será garota-propaganda da campanha Eu Assumi, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), que começará a ser veiculada pela Internet na segunda-feira (07). “Optei por ser doadora de órgãos porque, para mim, essa questão é muito simples. Se eu não vou precisar mais, por que não ajudar alguém que precisa? É uma opção de vida e eu me sinto lisonjeada de ser uma comunicadora dessa ideia”, diz Luana, que vai 'assumir' a posição de doadora através do Facebook 'marcando' todos os familiares na foto.
Além dela, vários blogueiros abraçaram a causa e vão se declarar doadores na Internet, como Marcelo Cidral, do Como eu Me Sinto Quando..., Adan Smith, de Os Profanos, Mariana Belém, do blog Mamãe de Primeira Viagem, entre tantos. A campanha ressalta a importância de comunicar aos familiares o desejo de doar os órgãos, já que só eles podem decidir sobre o assunto. O projeto também ensinará às pessoas como se declarar doador de órgãos através do Facebook, - clicar em 'Evento Cotidiano', depois em 'Saúde em Bem-Estar' e encontrar a opção 'Doador de Órgãos'.
Não basta se declarar, mas é preciso 'taguear' os familiares para que eles tenham conhecimento. Para a ABTO, quando eles tomam conhecimento dificilmente vão contrariar o desejo da pessoa. Até agosto de 2013 135 mil usuários da rede social expressaram a intenção. O número é resultado da parceria firmada entre o Ministério da Saúde e a rede social desde agosto de 2012. Atualmente 24 mil brasileiros estão na fila de espera por órgãos.(Revista Época)