Bom senso. Esse foi a o termo mais destacado em audiência pública realizada na noite da última sexta-feira (25) na câmara de vereadores de Itapé, onde contou com as presenças de diversos donos de bares do município, assim como do prefeito Pedrão, da Delegada Ana Paula e de vereadores.
Com o objetivo de manter a ordem no município e o devido cumprimentos de leis e decretos, a audiência destacou vários assuntos, dentre eles, horário do funcionamento dos bares, venda de bebidas em eventos e altura dos sons.
A principal contestação apresentada pelos comerciantes foi em relação à proibição de venda de bebidas engarrafadas durante a realização de eventos. Ainda segundo os donos de bares, a proibição tem gerado prejuízos financeiros e que somente a revisão do decreto permitiria melhores condições para a classe. Em contraproposta, o Prefeito Pedrão, com o objetivo de intermediar as solicitações, e ao mesmo tempo, prezando pela ordem, se comprometeu em ajudar os comerciantes liberando um auxilio ajuda com o patrocínio de uma banda local durante os fins de semana para que o decreto seja seguido.
Ainda com a palavra, o prefeito Pedrão ainda informou que, nos próximos dias, será entregue a Polícia Militar do município, um aparelho decibelímetro - instrumento de medida da pressão acústica, ou nível sonoro – que será usado para fiscalizar e autuar os que infringirem a lei que regulamenta em até 70 decibéis o limite de som a fim de inibir abusos, tanto sons automotivos, assim como estabelecimentos comerciais e residências, prezando desta forma, a ordem e o bem estar dos moradores.
O consenso entre todas as partes envolvidas colocou fim ao debate que teve como saldo, as responsabilidades impostas para o devido cumprimento dos limites por parte dos donos de bares, em meio ao apoio apresentado pelo prefeito que servirá de incentivo para os comerciantes para a realização de eventos.