O dólar fechou em queda nesta sexta-feira (4), abaixo de R 2,25, após dados de emprego nos Estados Unidos indicarem que a política monetária no país não deve ser alterada e o Banco Central brasileiro anunciar o início da rolagem dos swaps cambiais (operação de venda de dólares no mercado futuro) que vencem em maio. A moeda norte-americana recuou 1,7%, cotada a R 2,2437 na venda, após chegar a R 2,2340 na mínima da sessão.
Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de US 1,4 bilhão. Na semana, a divisa dos EUA acumulou queda de 0,69%. "O dólar já havia aberto (o dia) em queda em função do anúncio da rolagem (dos swaps), que alguns já esperavam que não viesse. Quando veio o relatório dos EUA, acelerou a queda bem forte", afirmou à Reuters o operador de câmbio da Intercam Glauber Romano.
Os Estados Unidos criaram 192 mil vagas de emprego em março, frente a expectativas de 200 mil postos de trabalho. O número mostra que a economia norte-americana continua forte mesmo após a desaceleração provocada pelo clima frio no início do ano.