BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Sem limites: jovem com Down passa para o IFMA em 1º lugar

Primeiro estudante com de Síndrome de Down da instituição, Genilson Protásio, ingressou na semana passada no curso de técnico em informática.
lindo
Genilson Protásio Filho foi acompanhado dos pais.

   Apesar dos avanços da medicina, campanhas de esclarecimento e superação de pessoas com trissomia, a Síndrome de Down ainda é vista por muitas pessoas como um obstáculo na vida dos portadores desta alteração genética. De fato, uma pessoa que nasce com Down tem algumas limitações, mas elas podem ser superadas. O adolescente Genilson Protásio Filho é um desses exemplos. Na semana passada, ele ingressou no curso de técnico em informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), tendo sido aprovado em primeiro lugar, entrando pelas cotas destinadas a portadores de deficiência. Ele se tornou o primeiro estudante portador de Síndrome de Down da instituição.
  A escolha do curso e a decisão de participar do seletivo foram do próprio estudante. Ele não escolheu a formação por acaso. Desde criança, o adolescente demonstrou facilidade com jogos eletrônicos e informática, tanto que a família deu um computador para ele e agora lhe comprará um tablet, que é necessário para o curso do IFMA. “Eu sempre gostei de mexer em máquinas, de desmontar os brinquedos para saber como eles funcionam”, revela Genilson Filho.
  Mas foi a direção da Escola Educar, percebendo as habilidades de Genilson para a área, já que no 9º ano ele participou da turma de robótica, que sugeriu à família que o estudante prestasse seletivo para uma instituição de ensino que também oferecesse curso técnico. “Eu fiquei na dúvida de onde matriculá-lo, pensei até em colocá-lo em alguma escola privada, mas conversamos com ele e ele escolheu fazer técnico em informática no IFMA”, conta Rosanilce Ribeiro, mãe de Genilson Filho. Continue lendo...
Postagem Anterior Próxima Postagem