Santana participa de apresentação de projetos culturais de Ibicuí.
O deputado e a prefeita querem dar mais visibilidade às manifestações tipicas da cidade.
Pensando na representatividade cultural e no desenvolvimento de vários setores do município de Ibicuí, o deputado estadual Coronel Gilberto Santana juntamente com a prefeita da cidade Gilnay Santana, a secretária de Educação do município Nilza Bidu e dos coordenadores de Evento Vilson Lindoval e Jailton Gonçalves, estiveram na secretaria de Cultura do Estado (Secult) com o intuito de firmar parceria para manter e expandir as manifestações populares da cidade. Na ocasião foram recebidos pelo diretor de Territorialização Uilson Pedreira e pela assessora de Relações Institucionais Jeane Costa.
Dentre as propostas está o São João considerado um dos melhores da Bahia, que este ano vem homenageando a Seleção Brasileira de Futebol com o tema: “Na Copa de Camarote”. Além dos festejos juninos, ações que envolvem as artes plásticas, a musica, o artesanato dentre outras ações que integram a série de atividades organizadas pelo comitê do município e apoiadas pelo deputado.
Todos os projetos têm o intuito de movimentar e dar mais visão a tradição de Ibicuí com: a mostra dos trabalhos feitos por artistas locais; apresentação de grupos de dança e música; feiras realizadas com produtos feitos na região, além dos demais festejos que já integram o calendário festivo da cidade, como a Cavalgada que acontece no mês de novembro.
A prefeita acredita que esse conjunto de ações certamente colocará Ibicuí na rota do turismo cultural do estado. “valorizar a extensa colcha cultural de Ibicuí significa elevar a autoestima dos que vivem na cidade, além de ser um importante fator para o aquecimento financeiro”, ressalta Gilnay. Para o deputado, “toda essa visibilidade que será dada às manifestações tipicas da região pode chamar a atenção de empresários interessados em estabelecer suas empresas na região”.
A ideia trazida pela prefeita e seus assessores, agradou Uilson Pedreira diretor de Territorialização da Secult. Segundo ele, é pensando no resgate e manutenção da cultura que a secretaria vem buscando parecerias afim de fortalecer este elo. “Os recursos que a secretaria dispõe é insuficientes, mas, existem promoções desenvolvidas pelo departamento de Territorialização que podem atender as demandas da cidade”, inclui ele. Complementando as colocações de Uilson, Jeane Costa assessora de Relações Institucionais da secult, afirmou que a secretaria não elaborou nenhum plano de patrocínio para o São João, mas, para as demais ações que compõem o projeto existem os editais de Ponto de Cultura que dispõem de verba para a realização eventos culturais.
São João de Ibicuí Patrimônio Imaterial – Acreditando na tradicionalidade do São João de Ibicuí, a prefeita da cidade levará ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a proposta de elevar a feste à categoria de Patrimônio Imaterial. Gilnay revela que as características do São joão da cidade é algo muito particular que está ligado às antigas tradições do interior, que se perderam com o tempo.
Ascom – Deputado Coronel Gilberto Santana