BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Brasileiros criam coração artificial

  O primeiro coração artificial totalmente implantável em desenvolvimento no Brasil está pronto para ser testado em humanos. Além disso, os pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, responsáveis pelo projeto, estão trabalhando no desenvolvimento de uma bomba cardíaca também totalmente implantável e que permite maior tempo e qualidade de vida a pacientes na fila de espera por transplante.
  Segundo o professor José Roberto Cardoso, diretor da Poli e coordenador da pesquisa, a bomba, cientificamente chamada de dispositivo de assistência ventricular, ainda precisa passar por mais testes em animais, antes de chegar à fase de testes clínicos, com humanos. "Nossos próximos passos é fazer o teste em animais, mas dessa vez com o dispositivo totalmente implantado, e reduzir seu tamanho o máximo possível", conta.
   Já o projeto do coração artificial implantável, iniciado pelo Dante Pazzanese no ano 2000, está mais adiantado. "Já tivemos o pedido para testes clínicos na ANVISA [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] aprovado, e estamos trabalhando na seleção dos pacientes", afirma Aron José Pazin de Andrade, diretor do Centro de Engenharia em Assistência Circulatória do Instituto Dante Pazzanese. Os médicos Andrade e Jarbas Dinkhuysen, também do Dante Pazzanese, são os pesquisadores principais do projeto. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem