Durante seu discurso na solenidade de abertura dos trabalhos do Legislativo, na manhã desta sexta-feira (15), o governador Jaques Wagner disse que o governo tem reagido ao fenômeno que qualificou como a "maior seca dos últimos 50 anos" com investimentos estruturantes e ações emergenciais. "Somente da Embasa, os recursos para as obras estruturantes de enfretamento da seca atingiram R$ 994 milhões", declarou.
Wagner informou que as obras referentes ao Sistema Adutor do São Francisco já se encontram em fase de teste e levarão água de qualidade do Rio São Francisco até a Região de Irecê. "Cerca de 330 mil habitantes serão beneficiados com o projeto, que contou com investimento de R$ 178 milhões e já beneficia mais de 80 mil pessoas em sedes municipais como Cícero Dantas, Heliópolis e em mais de 25 localidades", disse o chefe do Executivo.
Ainda segundo ele, o Sistema Adutor da Região de Guanambi, da mesma forma, vai beneficiar 226 mil habitantes do sudoeste do estado. Ainda segundo Wagner, a Adutora de Pedras Altas leva, desde o final do ano passado, água de qualidade para mais de 170 mil pessoas em 20 municípios. (Bahia Notícias)