O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) promete apresentar nos próximos dias um projeto de lei que acaba com a exigência de que empresas publiquem seus balanços, editais e fatos relevantes em jornais impressos, noticia o Portal Imprensa. Em seu blog, o parlamentar argumentou no sábado (23) que "em todos os países civilizados do mundo as grandes indústrias e empresas prestadoras de serviços já tiraram esse custo das suas contas publicando seus balanços na internet".
Ainda segundo o portal, atualmente, a chamada publicidade legal é uma das principais fontes de receita da grande imprensa. Segundo o portal Brasil 247, uma página de anúncio no jornal Valor Econômico, por exemplo, custa R$ 40 mil e um balanço com 20 páginas, já que a lei determina a publicação do documento completo, ainda que em letras miúdas, custa cerca de R$ 800 mil.
Em geral, essas páginas são jogadas no lixo pelos leitores, uma vez que seu público alvo, formado por investidores e analistas de mercado, recebe esses documentos em formatos eletrônicos. Para o deputado, a exigência de publicação de balanços em jornais impressos é um "subsídio" disfarçado às empresas de comunicação, além de causar sérios danos ambientais. O projeto será apresentado como mais uma iniciativa para a queda do Custo Brasil.