Uma nova pesquisa descobriu que um em cada sete casais britânicos com mais de 40 anos admitiu que nunca discutiu as suas finanças. Medo de brigar, vergonha e constrangimento são as principais razões por que os homens e mulheres em relacionamentos evitam falar sobre dinheiro com os seus parceiros. As informações foram publicadas no Daily Mail.
Os pesquisadores descobriram que 15% das 2 mil pessoas entrevistadas se sentiu desconfortável em falar sobre seu futuro financeiro ou planos de aposentadoria com o cônjuge. Quase um em cada quatro disse que o dinheiro era uma das principais causas de discussões, seguido apenas de tarefas domésticas e conflitos familiares.
Custo de vida e contas de casa foram os maiores pontos de afastamento dos casais, com mais de metade deles afirmando que discutem os temas regularmente. Gastos com melhorias para casa, compras grandes e luxos vieram em seguida, com 34%. Apenas 22% disseram que conversavam sobre suas economias e investimentos, enquanto apenas 16% discutem a renda de aposentadoria e pensão de planejamento.
Cerca de 15% destes casais também disseram que nunca tiveram a intenção de falar sobre isso no futuro. Vince Smith-Hughes, especialista em aposentadoria do Prudential, onde a pesquisa foi realizada, disse que casais que se recusam a falar sobre as suas finanças se afastam com o tempo.
"Muitos casais preferem ficar longe de conversas sobre finanças e, especialmente, sobre aposentadoria, já que a discussão pode durar por muito tempo", disse. "No entanto, realmente vale a pena ser honesto sobre sua situação financeira. Estar aberto a discutir sobre planejamento de longo prazo irá ajudar os casais a garantir que eles consigam desfrutar de uma aposentadoria confortável juntos", acrescentou