O projeto Pacientes pela Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, lançado pela Anvisa na terça-feira (18), vai oferecer ferramentas e informações para aprimorar a qualidade do atendimento em consultórios, durante os procedimentos cirúrgicos, as internações e os exames clínicos.
A proposta da Agência foi apresentada durante a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, na sede da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), em Brasília. “Quando o paciente se envolve no próprio tratamento, aumentam as chances de sucesso do procedimento”, explicou Diana Carmem Nunes de Oliveira, gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, área da Anvisa que está à frente do projeto.
Segundo a gerente-geral Diana Carmem, “o projeto leva ao conhecimento do paciente um conjunto de normas e regulamentos da Anvisa voltados à segurança dos serviços de saúde”. Uma das ferramentas do projeto é um folder que orienta o paciente a fazer perguntas que são estratégicas no processo de assistência à saúde. O paciente deve ser informado, por exemplo, sobre quais são os riscos envolvidos em um processo cirúrgico e os cuidados a se tomar antes da cirurgia. Leia mais...