BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Consumo de lactose pode agravar quadros de acne

    Já está mais do que provado que uma dieta desequilibrada e rica em gorduras pode piorar, e muito, a situação de quem sofre com acne. A novidade, porém, é que de acordo com pesquisas recentes, leite e seus derivados, ricos em lactose, também passaram a despertar o sinal vermelho entre dermatologistas e especialistas do mundo todo. 
    Isso porque, o consumo deste tipo de alimento provoca o aumento da secreção de insulina, um hormônio que pode aumentar processos inflamatórios cutâneos. Daí a ligação entre a lactose e a acne. “Produtos derivados de leite de vaca, cabra, búfala, entre outros, devem ser evitados por quem percebe esta piora na acne.
  Como não existe medicação para controlar esse efeito, o ideal é diminuir a quantidade ou substituir tais alimentos”, ensina Dr. Anderson Bertolini, diretor médico da Clínica Bertolini.
    Para diminuir os efeitos colaterais, sem perder as proteínas, uma saída é substituir os laticínios de origem animal por leite e derivados de soja, ou produtos sem lactose que, atualmente, já se fazem presentes nas prateleiras dos supermercados. É preciso deixar claro que não é o teor de gordura do leite que influencia o agravamento do quadro da cútis.
    Mesmo produtos desnatados ou parcialmente sem gordura podem gerar picos de insulina, uma resposta pessoal, que varia entre cada organismo. “Com a mesma quantidade de leite, uma pessoa pode ter um pico muito alto na secreção de insulina ou se manter estável e não apresentar nenhuma adversidade”, explica Dr. Jardis Volpe, dermatologista da Clínica Volpe. (Fonte: Terra)
Postagem Anterior Próxima Postagem