BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Filantrópicas recebem parte da dívida e suspendem paralisação para SUS

      Dez milhões de reais. Esse foi o valor repassado ontem pela prefeitura de Salvador para as entidades filantrópicas e unidades de saúde particulares, responsáveis por 80% do atendimento do SUS na rede municipal de Saúde. Com o pagamento de metade da dívida da prefeitura com as unidades conveniadas, fixada em R$ 20 milhões até setembro, as filantrópicas decidiram suspender a paralisação de atendimento prevista para segunda-feira.
     De acordo com o presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia, Maurício Dias, embora os valores não resolvam a dívida, já possibilitam um respiro financeiro para as 12 instituições prestadoras de serviços à prefeitura.
  “Estávamos vivendo uma verdadeira asfixia financeira, com débitos referentes à quatro meses que, praticamente, nos impossibilitava de prestar serviço, uma vez que esgotamos as possibilidades de tomarmos empréstimos e de contratar fornecedores”, explicou Dias.
   Em nota enviada à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde se compromete a realizar uma nova reunião na terça-feira, quando será elaborado um plano para regularização da dívida. Em encontro realizado quinta-feira com representantes das entidades, a secretária de Saúde, Tatiana Paraíso, falou sobre as dificuldades do município.
    “Apenas na quinta-feira recebemos do Ministério da Saúde a parcela mensal correspondente ao pagamento desses prestadores, mas com o déficit de R$ 6 milhões ainda temos um desequilíbrio entre o que é repassado pelo governo e o que se demanda na atenção às urgências em Salvador”, disse. (Correio)
Postagem Anterior Próxima Postagem