Em todo o país serão realizadas diversas atividades sobre o assunto nesta quinta (26). A data vem sendo divulgada na mídia com bastante apreço e dedicação. Não menos importante é lembrar que o lema da campanha lançada esse ano é; “Quem tem bom coração combate a hipertensão-eu sou 12 por 8”.
Segundo o Dr. Clecio Barbosa, médico cardiologista de Iguatu, cerca de 23% da população iguatuense possa ser vítima da doença, porém muitas pessoas desconhecem a sua existência por se tratar de uma doença silenciosa.
A pessoa é considerada hipertensa quando está com a pressão arterial superior ou igual a 14 por 9. Os principais sintomas do aumento da pressão arterial são dor de cabeça, cansaço, tonturas, e ainda, sangramento pelo nariz. Não existe cura para hipertensão. No entanto, com o controle, acompanhamento médico, mudanças de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, o problema se torna menos grave.
Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 pontos percentual – em 2009, a proporção foi de 24,4%.