BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

"Novo" fair play da CBF expõe atletas e só resolveu um caso

    O sistema de fair play financeiro anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol na última segunda-feira, em que clubes poderão ser rebaixados casos não mantenham em dia os salários e demais pagamentos, tem um ponto polêmico: as equipes só podem ser punidas caso sejam denunciadas por um de seus próprios atletas. O que poucos sabem é que um método assim já existe desde 2012 na Federação Paulista de Futebol, mas em três anos, apenas um único caso foi resolvido dessa forma.
    Foi em abril de 2013, quando, um dia após o término do Campeonato Paulista, um grupo de jogadores do Paulista de Jundiaí denunciou o clube junto ao Sindicato de Atletas Profissionais do Estado por dois meses de salários atrasados. Correndo risco de rebaixamento, já que perderia três pontos caso não quitasse as dívidas, o clube do interior se mobilizou e, cerca de duas semanas depois, pagou tudo o que devia, escapando de punição.
     O caso do Paulista depõe a favor do regulamento adotado pela FPF e agora também incorporado pela CBF. Porém, é possível observar inúmeros outros casos em que, sem a denúncia do jogador, clubes que sabidamente deviam salários puderam competir sem qualquer problema.
Postagem Anterior Próxima Postagem