BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Rei da Arábia Saudita morre aos 90 anos

   Morreu em Riade, na madrugada desta sexta-feira (23) – de acordo com o fuso horário local –, Abdullah bin Abdulaziz al Saud, rei da Arábia Saudita, divulgou a televisão estatal do país. O monarca tinha 90 anos. Abdullah estava internado já havia algumas semanas em um hospital na capital do país, devido a uma pneumonia. Ele morreu no local, onde só respirava devido à ajuda de aparelhos. Nascido em Riade em 1924, 
   Abdullah é um dos doze filhos do fundador da Arábia Saudita, Abdul-Aziz Al Saud. Ele se tornou príncipe saudita em 1982 e assumiu o poder da nação rica em petróleo em 1995, quando seu irmão Fahd, então monarca, ficou incapacitado devido a um derrame. Quando Fahd morreu, em 2005, Abdullah assumiu oficialmente o trono. 
   Ao longo do período, foi visto como reformista, com frequentes enfrentamentos com clérigos mais linha-dura do islã. Ainda de acordo com a televisão estatal, o Príncipe Salman bin Abdulaziz, irmão de Abdullah, assumiu o trono. Ele tem 79 anos, pouco mais de uma década mais jovem do que o seu antecessor, e já havia assumido há alguns meses as funções de monarca devido à fragilidade do irmão.
  Parceiro de Washington - Abdullah teve um reinado marcante, especialmente devido às suas relações com o Ocidente. Aliado dos EUA, o monarca colaborou com Washington na luta contra grupos terroristas como a Al Qaeda. Também implementou reformas significativas na Arábia Saudita, incluindo algumas oportunidades para as mulheres, que, assim como em outros países islâmicos, são tratadas como cidadãs de segunda classe, proibidas inclusive de dirigir carros.
Postagem Anterior Próxima Postagem