BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Entenda o que causa a doença do beijo

   Primeiramente identificada na África, em crianças que apresentavam o linfoma de Burkitt, a mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Ela é conhecida por ser transmitida, principalmente, através do beijo. Doença é transmitida através do beijo e precisa de cuidados. 
  A infecção acontece pela troca de saliva, que funciona como um agente portador do vírus. Pela faixa etária que mais apresenta a doença, entre 15 e 25 anos, nomeia-se a mononucleose como “doença do beijo”. 
    Por ser muito sensível às condições do ambiente, o vírus causador não sobrevive por muito tempo. Assim, é pouco provável que pessoas da mesma família apresentem o mesmo caso. O contato íntimo é o que permite uma transmissão mais rápida e direta, sendo que raramente uma pessoa pode ser infectada através de transfusão sanguínea ou de modo transplacentário, quando a mãe contrai o vírus enquanto estiver grávida. 
    Além disso, não ocorre transmissão do Epstein-Barr através do sexo, não sendo a mononucleose infecciosa considerada uma doença sexualmente transmissível. O principal alvo do vírus da mononucleose são as células do tecido linfoide, presentes nos rins, no intestino, na garganta e no sistema linfático. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem