BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Mais de 50% das empresas devem contratar temporários, diz estudo

   Mais da metade dos empresários dos setores do comércio e serviços (53%) já contratou ou pretende contratar trabalhadores temporários neste fim de ano. O levantamento foi feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país, com 623 empresários e gestores de empresas dos segmentos de serviços e de comércio.
   As entidades estimam, com base no levantamento, que até o término de 2014, aproximadamente 209 mil temporários sejam absorvidos para preencher as vagas de emprego disponíveis, o que representa queda em relação ao ano passado – quando a expectativa era de que mais de 233 mil vagas fossem criadas para o mesmo período. “A pesquisa indica que, neste ano, os empresários estão mais reticentes em contratar”, avaliaram. 
   Além disso, em 2014, aumentou a quantidade de empresas que ainda estão esperando um sinal positivo do mercado para contratar: elas eram 20% em 2013 e passaram para 28% em 2014.Com relação à expectativa de vendas, a pesquisa indica que o percentual de pessimistas caiu de 12% em 2013 para 6% em 2014, e o número de empresários que acreditam em vendas superiores às registradas no ano passado também retraiu, passando de 55% para 46%.
    Isso fez com que a quantidade de empresários com percepção estável sobre o mercado – ou seja, que projetam vendas no mesmo patamar do ano passado – saltasse de 28% para 42%. O estudo do SPC Brasil mostra que quem procura uma colocação temporária em 2014 deve ficar atento, pois a maioria das contratações deve ocorrer entre os meses de outubro (37%) e novembro (38%). Apenas 13% já efetuaram as contratações nos meses de agosto e setembro e 7% devem realizá-las somente em dezembro, quando faltar poucas semanas para o Natal.
Postagem Anterior Próxima Postagem