BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Bahia quer rota turística do charuto

      Representantes do Sindicato da Indústria do Tabaco na Bahia e do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) reuniram-se com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, a fim de discutir as estratégias para incrementar a Rota do Charuto, um roteiro turístico que passa por municípios do Recôncavo Baiano e prevê visitas às fábricas Menendez, em São Gonçalo dos Campos; Leite Alves, em Cachoeira; e Dannemman, em São Félix.
    O roteiro inclui visita à Casa de Cultura, em Cruz das Almas, onde o visitante também conhecerá produtos produzidos por pequenos fabricantes. O presidente do Sinditabaco, Odacir Strada, explicou que os passeios turísticos têm sido feitos por pequenos grupos interessados em conhecer o Recôncavo: “Os estrangeiros que fazem o roteiro ficam entusiasmados com a oportunidade de conhecer uma atividade econômica mantida em região tão rica em história, cultura e gastronomia”. 
    O secretário Pedro Galvão disse durante a reunião que a Rota do Charuto é bastante atrativa para turistas nacionais e estrangeiros. “A proposta do roteiro valoriza uma das regiões mais importantes da Bahia e que, depois de consolidada, poderá incluir um número maior de municípios”, afirmou. "A parceria é positiva para o Turismo e para a economia daquela região". Strada explicou que, durante a visita ao Recôncavo, os turistas conhecem todas as etapas da fabricação do charuto, desde o cultivo do tabaco, colheita, secagem das folhas de fumo, classificação das folhas e fabricação do produto final. 
    Os guias também apresentam dados sobre a história dos charutos e mostram o funcionamento das indústrias. Também participaram da reunião o diretor do Sinditabaco, Marcos Augusto Souza; a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieb, Patrícia Orrico; e a gerente de Relações Sindicais da Fieb, Manuela Mattos. Os roteiros turísticos da Bahia já têm as rotas do Vinho, no Vale do São Francisco, e do Chocolate, em Ilhéus. (Tribuna da Bahia)
Postagem Anterior Próxima Postagem