BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Petrobras volta a ser a empresa mais valiosa do Brasil

   A Petrobras superou a Ambev e voltou a ser a empresa mais valiosa do Brasil. Com alta de 0,7% no pregão desta terça-feira 22, a petroleira brasileira retoma o posto que perdeu para a maior cervejaria do País em dois momentos: em 2010 e em 2012. A diferença entre ambas, no entanto, é mínima, de apenas R 1,4 bilhão.
   Este é um indicativo de que reviravoltas podem acontecem em curto espaço de tempo. A Petrobras vale R 262,9 bilhões. A Ambev, R 261,5 bilhões. Neste ano, as ações da companhia comandada por Graça Foster valorizaram-se 31%. A Ambev, por sua vez, viu seu papel cair em 1,6%.
    O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, acumula alta de 12,6% em 2014. O que explica essa inversão de posições? Em termos de fundamentos econômicos, nada mudou nas duas companhias. A alta dos papeis da petroleira brasileira está ancorada no rali eleitoral. Suas ações sobem na esteira de pesquisas favoráveis ao candidato a presidente do PSDB, Aécio Neves. Operadores do mercado acreditam que elas podem subir ainda mais caso a oposição vença a eleição.
    A Ambev, controlada pela AB InBev, maior cervejaria do mundo, sofre com a desaceleração da economia brasileira, aumento de impostos sobre seu produto e pelo medo que possa a fazer um mau negócio em breve. Especula-se no mercado que a AB InBev esteja se preparando para fazer uma proposta de aquisição da SABMiller, uma de suas principais concorrentes. A Ambev, segundo essa tese, seria forçada a comprar as operações da América Latina da SABMiller e pagar muito caro por isso. É esperar para ver. (Revista IstoÉ)
Postagem Anterior Próxima Postagem