BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Cristãos de todo o mundo comemoram Sexta-Feira Santa

Foto do filme: 'A Paixão de Cristo' de Mel Gibson   Em quase todos os países do mundo, os cristãos comemoram a sexta-feira Santa com encenações da crucificação. Cerimônias religiosas são realizadas da sexta até o domingo para marcar os dias mais sagrados do calendário cristão, lembrando quando Jesus morreu e ressuscitou.
    As igrejas católicas têm programação especial até domingo (20) por causa da Semana Santa. Nesta data (18) a igreja católica não realiza missas. A Morte de Jesus é a única celebração, em que cristãos revivem o sofrimento do Senhor.
  A comemoração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica é a Vigília Pascoal e Renovação das Promessas Batismais, que será feita no sábado (19). Já no domingo de Páscoa dia (20), é festejada a Ressurreição do Senhor. Com o comando da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, durante todo o dia, está sendo realizado nas instalações da Super Rádio Patos, orações, debates, meditações e celebrações.
   A Sexta-Seira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
   Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
   A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Postagem Anterior Próxima Postagem